Tutorial: Entendendo a Economia para Jogos Parte 3 – Introdução aos Sistemas

No primeiro tutorial, nós falamos que economia é a análise do fluxo de recursos de alguma coisa.

Já no segundo, aprendemos que os recursos são gerados em uma fonte, podendo ser convertidos em outros tipos de recursos, ou ainda, é possivel trocá-los. E estes recursos são eliminados por meio de drenagem. Tudo isso, forma um sistema que, dependendo da quantidades de elementos, pode ser muito complexo. 

Então, vamos entender o que é um sistema e aprender como ele se aplica aos nossos estudos.

 

1. O que é sistema?

Sistema são um conjunto de elementos que interagem entre si para atingir algum objetivo. Esses elementos podem ser diferentes entre si, mas as interações entre eles fazem com que eles ajam como se fossem uma única peça.

Todo sistema se alimenta de algo para poder manter-se ativo. Esse alimento nós chamamos de entrada. Por exemplo, a entrada do sistema respiratório é o ar. Todo sistema tem sua entrada específica e, se por acaso, a entrada não for o que é especificado, pode causar mau funcionamento. Por exemplo, se entrar água no sistema respiratório humano, a pessoa pode morrer.

Uma vez alimentado o sistema, então as entradas vão passar pelo processo do sistema que então se transformará em algo. Isso é o resultado do processo, no qual também chamamos de saída. O fluxo de um sistema simples ficaria assim:

Em alguns sistemas, a saída pode ser a entrada do próprio sistema, formando um ciclo. Esse retorno para a entrada é o que chamamos de feedback. A imagem abaixo ilustra como fica o fluxo com o feedback:

Um exemplo de um sistema com feedback é o ar condicionado que tem a temperatura programada, veja: o aparelho verifica a temperatura, e se a mesma estiver acima do estabelecido, o aparelho manda mais ar frio para baixar a temperatura. Depois de mandar o ar frio, o aparelho verifica novamente a temperatura e assim começa novamente o ciclo.

 

2. Tipos de Feedback

Existem dois tipos de feedback: o negativo e o positivo. Ambos têm propriedades bem interessantes aplicadas à economia nos jogos, entretanto aprofundaremos, na próxima postagem, ficando agora apenas com o básico.

O feedback negativo é aquele cuja funcionalidade é buscar um equilíbrio. Por exemplo, em um ecossistema Presa x Predador. Esse tipo de sistema sempre vai buscar um equilibrio entre ambas as partes: o predador vai caçar as presas e com uma boa alimentação, vai procriar. Entretanto, com a procriação, a quantidade de predadores vai aumentar e as de presas irão diminuir, resultando em redução de comida e, consequentemente, alguns irão morrer sem procriar. Enquanto os predadores morrem de fome, as presas estão mais seguras para procriação, aumentando a quantidade o que significa mais comida aos predadores.

Assim, o sistema sempre estará em equilibrio, onde a quantidade de predadores nunca vão ser exageradamente maior que a de presas. Também a quantidade de presas nunca ficará muito abaixo comparando com as de predadores.

Já o feedback positivo é aquele que acumulará mais e mais. Por exemplo, a lactação de uma mãe de um recém-nascido: naturalmente, a mãe gerará uma certa quantidade de leite. Enquanto o bebê vai mamando, os movimentos vão estimulando as glândulas mamárias para produzir mais leite ainda. Ou seja, quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe produzirá. 

 

 

Então, é isso pessoal. Com este conhecimento poderei explicar o nosso próximo assunto sobre a economia aplicada aos jogos.

Poderemos ver que essa ideias de feedbacks podem ser aplicadas de forma bem interessante nos games.

Portanto, nos vemos semana que vem.

Thalisson Christiano de Almeida

Thalisson Christiano de Almeida

Formado em Ciência da Computação (UDESC). Foi Programador da Céu Games e professor do Técnico em Informática do SENAI-SC. Atualmente, trabalha na empresa By Seven. Já foi jogador de xadrez e praticou kung-fu, ambos por 4 anos. Hoje é praticante do Jiu-jitsu, esperando que não fique nos 4 anos. Não tem preferência de tipos de jogos em especifico, variando desde jogos casuais de Facebook até jogos mais hardcore.

Send this to a friend