Tutorial: GameMaker Studio – Parte 02: Sprites e Objetos

No tutorial anterior, nós conhecemos o GameMaker, da YoYo Games, que é uma ferramenta de desenvolvimento de jogos muito prática. Instalamos e criamos o nosso primeiro projeto. Também criamos uma Room, que seriam os ambientes do jogo, e adicionamos um plano de fundo para a mesma.

No tutorial desta semana, vamos criar elementos para interagir neste ambiente, criando as raquetes e a bola de tênis.

Criando uma Sprite

Vamos adicionar a nossa raquete no jogo. Antes, faça o download da imagem abaixo ou crie a sua própria, você decide.

Esta vai ser a sprite da nossa raquete. Para criar uma sprite é semelhante a criar o background: você pode arrastar a imagem para a pasta “Sprites” (1) ou usar o comando “Create Sprite” (Shift+Ctrl+S) para abrir a tela de propriedades e carregar a imagem nela (2).

Renomeie a Sprite para “spr_raquete1” e depois clique em “Ok” e ela estará pronta para ser usada.

Criando e Instanciado um Objeto

Agora que criamos uma sprite, antes de colocar na room, precisamos torná-la um objeto. Objetos são elementos programáveis que podem ser inseridos nas Rooms. Então, criaremos um objeto clicando com o botão direito em cima da pasta “Objects” e selecionando a opção “Create Object”, ou a tecla de atalho Ctrl+Shift+O.

Vão aparecer as propriedades do objeto a ser criado. Vamos mudar o nome para “obj_raquete” no campo “Name” e no campo “Sprite” podemos selecionar a sprite “spr_raquete1”.

Agora, é só dar “Ok” para fechar as propriedades do nosso objeto. Agora falta nós colocarmos o nosso recém criado objeto no jogo. Para isso, abra a room que criamos no tutorial passado e na propriedades da Room, clique na aba “Objects” (1). Uma vez dentro, vai ter o campo “Object to Add with Left Mouse”. Neste campo, selecione o nosso objeto “obj_raquete” (2). Para finalizar, no mapa, clique com o botão esquerdo onde quer que o objeto seja colocado. (3)

O objeto sempre estará com o seu ponto de refêrência alinhado com a grade do mapa. O ponto de referência do objeto pode ser alterado nas propriedades do objeto. Também podemos alterar as grades, mexendo nas configurações que estão na barra superior da tela de propriedades da Room.

Para o nosso jogo, precisamos de quatro raquetes, então vamos colocar uma em cada lado do mapa.

Entretanto, as raquetes laterais não ficam assim. Vamos rotacionar estas raquetes para que fique na vertical. Então, primeiro, certifique-se que a aba “Objects” está selecionada nas propriedades da Room. Em seguida, altere o campo Rotation para 90 e você verá a raquete ficar virada. Faça a mesma coisa na outra raquete e teremos algo assim:

Clique em “salvar e sair” e agora, se nós executarmos o jogo, nós veremos que ele estará funcionando com as raquetes.

Conclusão

Hoje nós vimos como criar sprites e usá-las em objetos, que são elementos que foram inseridos em uma room. Também inserimos alguns objetos e alteramos algumas características, no nosso caso, alterando a rotação da instância.
Então, no próximo tutorial ensinarei a como controlar estas raquetes e também adicionaremos a nossa primeira bola. Não perca!

Thalisson Christiano de Almeida

Thalisson Christiano de Almeida

Formado em Ciência da Computação (UDESC). Foi Programador da Céu Games e professor do Técnico em Informática do SENAI-SC. Atualmente, trabalha na empresa By Seven. Já foi jogador de xadrez e praticou kung-fu, ambos por 4 anos. Hoje é praticante do Jiu-jitsu, esperando que não fique nos 4 anos. Não tem preferência de tipos de jogos em especifico, variando desde jogos casuais de Facebook até jogos mais hardcore.

Send this to a friend