Tutorial: GameMaker Studio – Parte 11: Monetização

No último tutorial melhoramos alguns aspectos de gameplay. Adicionamos vidas, reposicionamos a bola no local inicial e criamos também uma tela de “Fim de Jogo” com direito ao botão de “Tente Novamente” ou “Sair do Jogo”.

Entretanto, hoje vamos falar de coisa boa, vamos falar de monetização. Todo mundo quer ganhar dinheiro com o seu jogo e o GameMaker facilita o seu trabalho. Veja como.

Criando uma conta com um Fornecedor

A primeira coisa que precisamos fazer quando falamos de monetização é decidir quem será o fornecedor dos anúncios. O GameMaker vem com suporte a diversos fornecedores, mas é preciso saber também se eles têm suporte à plataforma na qual você compilará o jogo.

O GameMaker tem suporte aos seguintes fornecedores: iAds (iOS), MoPub (iOS, Android), AdMob (iOS, Android), AdColony (iOS, Android), Millennial Media (iOS, Android), PlayHaven (iOS, Android), Supersonic Ads (HTML5) e MS Advertising (Windows Phone e Windows 8).

Para este tutorial usaremos o AdMob da Google como fornecedor de anúncios. Para isto, vá até o site do Admob e procure pelo botão “Sign Up with Admob” e vá seguindo os passos para o cadastro. As etapas a serem seguidas são: login com uma conta Google, criação de uma conta Adsense, criação de uma conta Adword e Finalização.

Quando terminar, você vai ser levado para a página principal do AdMob. Clique em “Gerar Receita com Aplicativo”:

Vamos entrar na lista de aplicativos que você possui. Como não temos nenhum, vamos clicar em “Adicionar um aplicativo manualmente”. Então, preencha com o nome do aplicativo e a plataforma que ele será executado. Note que se tiver um para iOS e outro para Android, são considerados dois aplicativos diferentes.

Em seguida, vamos selecionar o formato do anúncio, que são dois: banner ou intersticial. Banner é simples e menos intrusivo e é geralmente usado durante a execução do jogo. Um Intersticial por ser mais intrusivo, é colocado em algum momento, como entre transição de fases. Vamos colocar um Banner. Deixe tudo padrão, mudando só o nome do bloco de anúncios, que vou colocar “unico”. Dê um ok.

Ele vai pedir para adicionar mais blocos de anúncios. Como este será o nosso único bloco de anúncio, então vamos clicar em “Concluir” e vamos ser direcionados para a lista de bloco de anúncios do aplicativo.

 

Configurando o GameMaker

Agora vamos configurar o GameMaker para que ele ative o Admob. Na lista de recursos, abra o “Global Game Settings”:

Isto vai abrir as configurações globais do jogo. Procure a aba “Advertising” e em seguida, selecione a sub-aba “Android”. No campo “Choose Advertiser”, escolha o AdMob.

No site do Admob, na lista do bloco de anúncio, procure por um “Id do bloco de anúnicos”. Vamos precisar deste código para colocar nas configurações do GameMaker. Ele estará mais ou menos assim:

Vamos copiar este número na área do Advertiser Key. Note que o GameMaker tem suporte até 5 chaves de anúncio, numerados de 0 a 4. E ao lado, você escolhe o tipo de anúncio que vai ser feito, que no nosso caso é Banner.

Ali em cima existem duas caixas de seleção. O “Enable Advertise” serve para ativar as propagandas. É útil se você criou dois aplicativos, um Lite e um Completo. O outro é o “Use Test Ads” e só deve ser desselecionado quando fizer a compilação final. Isto porque  os cliques de testes em propagandas oficiais podem levar ao banimento da conta.

Agora, abra o rm_splash, clique em “Creation Code” na aba “Settings” e adicione o seguinte código:

01. ads_enable(0,0,0);

Essa função criará um advertise. Seus parâmetros são: a posição x, a posição y e quais das cinco chaves serão usadas. No caso, usaremos a chave 0. Nesta função, estamos dizendo que a propaganda ficará na posição (0,0) usando a Key #0 das configurações globais.

 

Conclusão

Estranho concluir o tutorial agora sem falar em testes, mas temos um pequeno problema aqui. Configuramos as propagandas para aparecerem no Android, mas não configuramos o mesmo ainda (sim, foi uma falha de planejamento minha, desculpe). Então, antes de podermos testar, passarei o tutorial sobre como configurar o GameMaker para Android.

Thalisson Christiano de Almeida

Thalisson Christiano de Almeida

Formado em Ciência da Computação (UDESC). Foi Programador da Céu Games e professor do Técnico em Informática do SENAI-SC. Atualmente, trabalha na empresa By Seven. Já foi jogador de xadrez e praticou kung-fu, ambos por 4 anos. Hoje é praticante do Jiu-jitsu, esperando que não fique nos 4 anos. Não tem preferência de tipos de jogos em especifico, variando desde jogos casuais de Facebook até jogos mais hardcore.

Send this to a friend