Tutorial: GameMaker Studio – Parte 12: Rodando em Android

No último tutorial aprendemos a configurar um sistema de anúncio para ser exibido no jogo. Expliquei como funciona e configuramos o AdMob da Google como exemplo. Entretanto, o AdMob funciona somente em iOS e Android.

Para resolver este problema, hoje ensinarei a configurar o GameMaker para que o jogo rode em Android. Atenção pelo fato que você só terá a opção Android se você comprar o pacote à parte ou tendo o pacote Master.

 

Baixando e Configurando o Android SDK e NDK

O primeiro passo é baixar o Android SDK para o seu sistema. Depois, execute o instalador e ele verificará se o JDK está instalado. Preste atenção no endereço, pois precisaremos dele mais tarde. Entretanto, para o caso de haver algum problema no JDK, não custa nada baixar aqui também.

Também preste atenção onde está sendo instalado o SDK.

Agora, vá avançando até concluir a instalação. No final, peça para abrir o SDK Manager. Se você não pedir, pode abrir  manualmente em algum atalho que ele deva ter criado. No SDK Manager, selecione todos os pacotes a partir do Android 2.1 (API 7) e então clique para instalar os pacotes.

Também precisamos baixar o NDK do Android, que pode ser baixado aqui. Nesse caso, ele é um arquivo compactado zip. Crie uma pasta em algum lugar e descompacte os arquivos lá.
Agora que todos os elementos do Android foram baixados, vamos configurar o GameMaker.

 

Configurando o GameMaker

Na tela principal do GameMaker, clique em “File” e em seguida em “Preferences”. Na tela que abrir, procure a aba “Android”. Dentro dela há a sub-aba “SDK”, clique nela. Agora temos os “Android SDK Location”, “Android NDK Location” e “Java JDK Location”, e devemos colocar a localização respectiva do SDK, NDK e JDK. Os botões “Check Android SDK” e “Check Android NDK” verificam se existe algum problema ainda. Clique nele e a tela deve ser semelhante a esta:

Aqui está indicando que falta o arquivo de KeyStore. A Keystore é a sua assinatura digital, comprovando que o aplicativo é legítimo. Para criá-lo, clique na sub-aba “KeyStore”. Preencha a tela abaixo conforme desejar:

Depois de preencher o formulário, clique em “Generate” e a KeyStore será criada.

Outra configuração que temos que fazer é a do Web Server. Mas o que é isso? Nos testes, o aplicativo não é instalado e executado no aparelho, mas sim processado no próprio computador e enviado para o aparelho. Entretanto, para isto é necessário configurar o Webserver. Na mesma tela de preferências, procure a guia “Web Server”. Aqui a única coisa que precisará alterar é no campo “IP allowed list”, onde vai colocar o ip da máquina que está usando agora. No meu, ficou assim:

Para quem conhece bem a área de redes, entende que foi colocado o IP na notação CIDR. Para quem não sabe, pode complementar a leitura sobre CIDR aqui.
Configurando o Aparelho

Para testarmos no aparelho Android, primeiro vamos configurá-lo para aceitar depuração via USB. Para fazer isto, abra as Configurações e em seguida em “Opções do desenvolvedor”, ativando a opção “Depurador USB”

Feito isto, agora podemos testar o nosso jogo. Na tela principal, mude o Target para Android e dê o Play. O GameMaker inicializará automaticamentre o jogo no celular e se você estiver conectado na internet, a propaganda feita pelo AdMob deverá aparecer.

 

Considerações Finais

Falarei de algumas coisas que podem dificultar o nosso tutorial. O primeiro é em relação as localizações do SDK, NDK e JDK. Tenha certeza que os mesmos  estão devidamente instalados. Quando instalei o SDK, o instalador detectou o JDK, mas levei um bom tempo para perceber que ele não estava 100% e depois que reinstalei resolveu o problema.

A segunda dificuldade é na hora de testar o jogo, se ele não for executado e aparecer uma tela de WebServer do GameMaker. Isso significa que o adb (Android Debug Bridge) não está funcionando. Geralmente isso resolve instalando o driver específico para o seu aparelho Android. Então é isso. Continuaremos no próximo tutorial.

Thalisson Christiano de Almeida

Thalisson Christiano de Almeida

Formado em Ciência da Computação (UDESC). Foi Programador da Céu Games e professor do Técnico em Informática do SENAI-SC. Atualmente, trabalha na empresa By Seven. Já foi jogador de xadrez e praticou kung-fu, ambos por 4 anos. Hoje é praticante do Jiu-jitsu, esperando que não fique nos 4 anos. Não tem preferência de tipos de jogos em especifico, variando desde jogos casuais de Facebook até jogos mais hardcore.

Send this to a friend