Tutorial: GameMaker Studio – Parte 13: Integrando o Facebook

No último tutorial configuramos o GameMaker para testar em um aparelho Android e, consequentemente, pudemos confirmar que o AdMob está funcionando.

Continuando com esta fase de comunicação com elementos externos ao jogo, hoje vamos adicionar mais uma funcionalidade: fazer com que o jogador coloque mensagens no Facebook pelo jogo. Então, vamos nessa!

Cadastrando o Aplicativo no Facebook

A primeira coisa que temos que fazer é fazer o registro do nosso aplicativo no Facebook Developer. Dentro do site, nas abas, clique em Aplicativos e em seguida “Create New App”.

Preencha o formulário com as informações do jogo e clique em “Criar Aplicativo”. Preencha o Captcha que aparecer e está pronto.

Quando acabar, você será levado para o painel de controle do jogo. Aqui existem dois dados que nos interessam: o id do Aplicativo e o App Secret. Tenha estes valores em mãos, porque vamos precisar. E importante! O App Secret é confidencial, portanto não vá sair publicando por aí porque qualquer um poderá criar um aplicativo simulando o seu.

Configurações

No GameMaker, abra o “Global Game Settings” e procure pela Aba “Facebook”. Habilite – o acionando o “Use Facebook” e, na caixa de texto, digite o id do aplicativo.

Já no Painel de Controle do aplicativo no Facebook, clique em “Configurações”, para que possamos cadastrar as plataformas que utilizarão o aplicativo. Clique em “+Adcionar Plataforma” e na tela que aparecer, escolha a plataforma que deseja.

Já que configurei para Android no tutorial passado, vou usar o Android como exemplo. Será adicionado um formulário para ser preenchido, com o Package Name (dado pelo Google Play), Class Name e Key Hashes. O valor do campo Key Hash pode ser obtido na aba Android da tela de “Preferences”.

Daí salve e pronto.

Codificando

Antes de fazer qualquer coisa que envolva o Facebook, primeiro precisamos iniciá-lo. Na “rm_splash” e na aba “Settings” clique em “Creation Code”. Adicione o seguinte código:

01. facebook_init();
02. permissao = ds_list_create();
03. ds_list_add(permissao,”publish_stream”);
04. facebook_login(permissao);

Então, o comando da linha 1 inicia o Facebook. Na linha 2 criamos uma variável chamada “permissao” que é uma lista. Na linha 3 adicionamos na mesma lista uma String  com valor “publish_stream”, que significa que vamos indicar ao Facebook que precisaremos da permissão para postar no mural da pessoa. E finalmente na linha 4 fazemos o login no Facebook.
Agora, vamos criar um botão para publicar uma mensagem. Para isto, vamos criar um botão usando este sprite:

[facebook.png]

Crie um objeto “obj_facebook” e coloque esta imagem como sprite do objeto. Adicione um evento “Left Pressed” e nele coloque o seguinte código.

01. mapa = ds_map_create();
02. ds_map_add(mapa, “name”, “Flower Break”);
03. ds_map_add(mapa, “caption”, “https://www.fabricadejogos.net/wp”);
04. ds_map_add(mapa, “description”, “Combo Máximo” + string(global.maxcombo)+ ” e Flores Destruídas: “+ string(global.total)+ ” ! “);
05. ds_map_add(mapa, “image” ,”https://www.fabricadejogos.net/wp/img/logo.gif”);
06. ds_map_add(mapa, “link”, “https://www.fabricadejogos.net/wp”);
07. facebook_dialog(“feed”, mapa, -1);
08. ds_map_destroy(mapa);

Na linha 01, eu crio um HashMap para adicionar os valores. A partir da linha 02, vou adicionando os parâmetros da postagem: nome, legenda, descrição, imagem e link. Na linha 07 uso a função facebook_dialog para postar a mensagem. Aqui vai ser aberta uma caixa de diálogo do Facebook, onde o jogador poderá fazer comentários. E finalmente na linha 08 eu destruo o mapa para liberar memória.  Para mais informações de parâmetros, consulte a documentação do Facebook.
Agora para finalizar, adicione o botão na tela rm_fimDeJogo e está pronto.

 

Testando

Aqui, infelizmente, não dá para testar simplesmente com o botão de Debug. Se tentar, na hora de fazer o login vai aparecer uma mensagem “Invalid App id:1234”. Para poder testar no Facebook mesmo, precisamos criar uma build na plataforma alvo. Irei entrar em detalhes em um tutorial futuro, mas por enquanto, vamos somente criá-lo. Para fazê-lo, clique em “File > Create Application” e aparecerá a opção de onde será salvo o executável. Ao clicar em salvar, o GameMaker compilará o projeto e se tiver um aparelho ligado no USB, irá instalar e executar o jogo. Então, aí sim você poderá desfrutar do jogo.

Então, pessoal, falta pouco para concluir esta série de tutoriais. No próximo finalizaremos de vez o jogo, então continue acompanhando. Até a próxima.

Thalisson Christiano de Almeida

Thalisson Christiano de Almeida

Formado em Ciência da Computação (UDESC). Foi Programador da Céu Games e professor do Técnico em Informática do SENAI-SC. Atualmente, trabalha na empresa By Seven. Já foi jogador de xadrez e praticou kung-fu, ambos por 4 anos. Hoje é praticante do Jiu-jitsu, esperando que não fique nos 4 anos. Não tem preferência de tipos de jogos em especifico, variando desde jogos casuais de Facebook até jogos mais hardcore.

Send this to a friend