Tutorial: Ranking com Google Play Services em Unity3D – Parte 1

Nesse tutorial mostrarei como configurar um sistema de ranking e conquistas usando o Google Play Services com o Unity3D em C#.

Um dos métodos mais antigos para estimular jogadores a continuarem a jogar um mesmo jogo é a competição entre eles. Entre vários, o ranking pode ser considerado o principal meio de comparação de resultados, o que é muito bom, pois é relativamente simples de implementar.

Alguns pontos a considerar

Contudo aqui não vamos falar de como criar um sistema, mas sim adaptá-lo, pois o Google disponibiliza um meio integrado de ranking e conquistas. Nele, os jogadores podem acumular pontos entre os jogos e inclusive com toda a parte visual pronta.

Se você costuma jogar em dispositivos móveis, já teve ter visto uma solicitação de acesso à conta do Google para o jogo e é como fazer isso, que vamos ver nessa série de tutoriais.

id167326_1

Nessa parte veremos como fazer a configuração no painel do desenvolvedor do Google Play.

Let’s bora!

Habilitando o Google Play Services

Para habilitar, o jogo já deve ter sido pelo menos cadastrado no painel. Não é obrigado já ter sido lançado, mas, se você já lançou o jogo e quer adicionar o ranking como uma atualização do game, também não tem problema.

Acesse a aba de serviços de jogo do console, clicando no ícone do joystick no canto esquerdo da tela.

capturar

Provavelmente você verá uma lista vazia, agora clique em Adicionar um novo jogo no canto direito e preencha o formulário que apareceu com o nome do jogo que aparecerá no Google Play Game (geralmente o mesmo nome que você colocou para o jogo), escolha a categoria e clique em continuar.

Acessando a tela do jogo, teremos que preencher mais um formulário, que nada mais é que a continuação do que já começamos anteriormente. Agora precisamos adicionar uma descrição e alguns recursos gráficos como o ícone e o banner.

imagem2

Note que do lado esquerdo estão todas as etapas que você precisa para habilitar o teste e a produção. É possível ter uma visão detalhada do que falta ser configurado clicando na opção “publicação”.

Criando as conquistas

Antes de liberar o jogo para produção, precisamos definir pelo menos 5 conquistas, que devem funcionar como prêmios para os jogadores que atingirem os objetivos que você determinar.

Vamos acessar essa opção e clicar em “adicionar conquista”.

Veremos outro formulário, bastantes simples e muito didático, que requer alguns dados:

  • um nome para a conquista;
  • uma descrição;
  • um ícone;
  • uma flag para definir se a conquista é em etapas(marcado) ou apenas se ele atingiu algo ou não (desmarcado);
  • outra flag que diz se a conquista é oculta ou não;
  • quantos pontos para a plataforma ele oferece. Cada jogo pode oferecer apenas mil pontos no total, compartilhado pelas conquistas; e
  • a ordem na lista de conquista que ela deve oferecer. Veja:

imagem3

Repita o processo até ter pelo menos 5 conquistas cadastradas.

Definindo os rankings

Agora vamos definir nosso ranking. O acesso é pela opção placares. Clique em “Adicionar placar”.

Novamente nos é apresentado um formulário (quantos formulários! Isso é repartição pública?). Os campos requeridos são: nome, formato (moeda, horário ou numérico) de acordo com o parâmetro, ícone, ordenação (se menor é melhor ou vice-versa), limites e ordenação da lista de apresentação. Veja:

imagem4

Você pode cadastrar um ou mais rankings.

Ok, pessoal. Vamos ficar nesta parte por hoje.

Na próxima parte, mostro como integrar essas configurações com o seu jogo. Até lá.

Allan Douglas

Allan Douglas

Allan Douglas (Redator) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Estácio de Sá). Atualmente trabalha como Analista Líder na Teccenter no Recife – PE. Também desenvolve soluções WEB, Mobile e Games. É fanboy da SEGA e adora jogos de estratégia digitais ou analógicos.

Send this to a friend