Tutorial: Jogo de Plataforma no Unity 5 – Parte 2 – Animando o Personagem

Neste tutorial do Jogo de Plataforma no Unity, vamos nos divertir animando o personagem, criando animações e as atribuindo ao nosso herói.

No tutorial anterior, importamos os sprites do personagens e os preparamos para criarmos as animações. Agora vamos criá-las e atribuí-las ao personagem.

Jogo de Plataforma no Unity: Animando o Personagem

O primeiro passo é criar um objeto para ser o nosso herói. Para isso, clique em Create -> Create Empty.

1 - Create Empty

Depois renomeie o objeto criado para Heroi.

2 - rename

Vamos agora adicionar um controlador para as animações. Clique em Add Component -> Miscellaneous -> Animator.

Para adicionarmos um Animator Controller ao herói, precisamos criar um primeiro. No painel Project, clique em Create -> Animator Controller e o nomeie como HeroiAnimator.

3 - create animator

Selecione o herói e arraste o HeroiAnimator que acabamos de criar para o campo Controller. Você pode clicar no pequeno círculo ao lado do campo Controller e escolher o HeroiAnimator na lista que irá aparecer.

4 - atribuir animator

Agora vamos abrir a janela Animation para criarmos as animações. Clique em Window -> Animation . Posicione a janela da forma que preferir, tomando o cuidado de deixar a janela Scene e Animation visíveis ao mesmo tempo.

Selecione o Herói e note que na janela Animation irá aparecer um botão escrito Create. Clique nele e salve a nova animação como Parado.anim. Essa animação vai ser a animação de quando o personagem está parado. Eu criei uma pasta chamada Animation para salvar todas as minhas animações lá.

5 - Create animation

Note que agora a janela Animation está mostrando uma linha do tempo e está escrito o nome da nossa animação em cima. Vamos adicionar os sprites a esta animação.

Lembra o sprite que criamos no tutorial anterior? Expanda o sprite Idle clicando na pequena seta do lado direito e seleciona todos os sprites que vão aparecer e arraste-os para a linha do tempo na janela Animation.

6 - Sprite

Você pode ver como ficou a animação clicando no botão Play. Note que a janela Scene tem que estar visível, pois é nela que a animação vai aparecer.

Note também que a nossa animação está muito rápida. Ajuste o tempo alterando o campo Samples de 60 para 15.

7 - ajustar o tempo

Ótimo! Já temos a animação de quando o personagem está parado.

Agora crie a animação do personagem correndo usando os mesmo passos. A única diferença é que agora não aparece mais o botão Create. Para criar uma nova animação, clique no campo que está escrito Parado e selecione Create a new clip… De o nome da animação para Correndo.anim.

8 - Create a new clip

 

Não crie a animação de pulo ainda. Vamos criá-la usando um método um pouco diferente no futuro.

 

É isso aí, pessoal! No próximo tutorial vamos aprender como movimentamos o nosso personagem. Não perca!

 

 

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend