Tutorial: Modelagem 3D com Maya – Parte Final – Criando um Minion

E aí, pessoal, tudo certo?

Hoje iremos dar um fim na nossa saga de tutoriais sobre modelagem 3D de um Minion. Primeiramente gostaria de dizer que não vamos texturizar nosso objeto, em vista que não ensinei ainda e muitos ainda não sabem fazer isto no Maya.

Então vamos lá! 😛

Modelagem 3D com Maya – Criando um Minion

Para criar o olho do Minion, precisaremos dar um espaço nos vértices, pois ali dentro iremos colocar uma esfera. Ela será o globo ocular em si. Para fazer isso, basta seguir o que é mostrado na imagem abaixo, em que são arrastados os vértices de forma a modelar essa cavidade.

 

Feito a cavidade do olho, poderemos adicionar o globo ocular do Minion, e acredite, é muito simples. Para isso, basta utilizar a esfera, que já vem pré-definida no Maya. Quem não tiver localizado o recurso, eu mostro na imagem seguinte. Vejam também mais ou menos como ficaria esse globo ocular já posicionado no lugar correto.
Screen Shot 2016-03-28 at 18.40.35

O passo seguinte consiste em criar o óculos. Para fazer isso, precisamos utilizar o tipo pré definido chamado Cilindro, que é o que mais se assemelha a este “monóculo”. Pode-se utilizar também a ferramenta de extrusão para criar alguns detalhes ou cavidades no óculos. Na próxima imagem, mostro a vocês onde localizar essas ferramentas, mesmo que muitos já devam saber. Aproveitando o uso da extrusão, já é possível criar a correia do óculos, criá-la a partir do cilindro se torna mais fácil.

Screen Shot 2016-03-28 at 18.57.09

Para criar a roupa, selecionem todas as faces respectivas de onde a roupa vai estar cobrindo. Depois dupliquem essa área selecionada, e está ai, roupa criada! 😀 Vejam na imagem que segue como fica a seleção. O mesmo processo é feito para criar as luvinhas e os sapatos.

Screen Shot 2016-03-29 at 11.24.48
Por fim, temos o resultado da modelagem, sem ainda texturizar. A finalização do Minion em si não irei explicar, pois precisaria de mais partes de tutorial. Porém os passos já realizados já deram uma noção de como caminhar nas próximas etapas. O meu resultado eu mostro na próxima imagem:

Screen Shot 2016-03-29 at 12.14.35

É isso ai pessoal. Não percam os próximos tutoriais de modelagem 3D com Autodesk MAYA.

Abraços e até lá! 😛

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend