Tutorial: Criando um Picolé no Blender 3D

E ai, pessoal, tudo bem?

No nosso primeiro tutorial do ano, vamos aprender a fazer uma coisa muito boa pra quem está curtindo esse calorzão de Janeiro: um picolé!

Caso tenha perdido nossos outros tutoriais de Blender de 2015, acesse todos aqui.

Então, vamos lá!

Modelando um Picolé no Blender

Iniciaremos pela parte mais complicada: abrir o Blender, haha.
Importante, ao abri-lo, não deletem todos os objetos iniciais. Deletem apenas a câmera e a luz, se quiserem, pois também não é necessário.
Como é possível notar, e muitos já sabem, restou apenas o bloco (cubo) em cena, e é ele que vamos usar para moldar nosso Picolé mais facilmente. Veja como fica:

Captura de Tela 2016-01-05 às 15.03.03

Agora, selecione apenas o bloco, com o botão direito do “mouse”. Isso se você estiver usando Windows ou Linux, ou o toque secundário no “trackpad” ou “magic mouse”, caso use MacOSX.

Entre no modo de edição de objetos, que está localizado na parte inferior da tela. Para quem ainda está iniciando no Blender, na imagem seguinte está demarcado onde se localiza o botão de seleção para o modo de edição.

Ao entrar nele, ajuste os planos do cubo para modelar seu objeto da maneira mais adequada ao seu gosto. Recomendo deixar, em media, 10% a 20% maior do que o tamanho que você vai querer. Isso se deve porque, ao adicionarmos alguns efeitos de ferramentas, precisaremos dessa margem de erro.

Captura de Tela 2016-01-05 às 15.03.43

Agora vamos ao passo mais relevante, pois adicionaremos um efeito chamado “Bevel”. Ele dará ao cubo um formato mais refinado e com mais vértices. Para quem quiser fazer um sorvete, essa ação permite maior riqueza de detalhes, manipulando de forma mais livre os vértices.

Para adicionar o “Bevel” ao cubo, selecione-o novamente, e vá para a aba modificador (que tem o desenho da ferramentinha). E na coluna “Generate” encontrará o Bevel. Basta clicar nela e pronto.

Captura de Tela 2016-01-05 às 15.03.56

No entanto, não basta adicioná-lo para que o efeito já apareça. É necessário ajustar os parâmetros que se localizam à direita da tela, como é mostrado também na imagem seguinte. Poderiamos até estabelecer um valor para esses parâmetros, mas os mesmos vão variar muito de acordo com as medidas que foram colocadas anteriormente do cubo (na escala do cubo). Então vamos alterar e acompanhe o resultado! 😀

Captura de Tela 2016-01-05 às 17.21.20

Para acrescentar o palito o procedimento é o mesmo, porém com as dimensões diferentes.

É isso ai, pessoal. Aqui aprendemos mais uma ferramenta para que possamos ter ainda mais recursos de modelagem na nossa “Bagagem”.

Um grande abraço, e até a próxima!

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend