Tutorial: Programando no Twine – Parte 5 – Macros de Links

Aí, povo!

Vimos no nosso último tutorial um pouco sobre o uso de vetores em Twine.

Agora, vamos retormar o assunto de macros, que foi iniciado em nossa primeira postagem de programação.

Nesta postagem, vamos aprender o uso de duas macros para links: actions e choice.

Como dizem Kenan e Kel da série… “Ah… Vamo nessa!” 😀

Macros de Links no Twine

Já sabemos o que são macros então vou direto explicar o uso daquelas que queremos aprender.

Temos duas que podem ser aplicadas em links. Todas elas funcionam a uma passagem que tenha mais de um link para que o jogador tome uma decisão. Os dois tipos são os seguintes:

  • choice: caso volte a passagem com os links, eles vão ficar desabilitados. Ou seja, o jogador faz uma escolha apenas e não consegue voltar para mudar a opção escolhida;
  • actions: nesse caso, a opção escolhida, ao voltar, desaparece. Vai manter as outras ativas até que também sejam acessadas e, na volta, somem.
Sintaxe de uso:
<<choice (link da passagem)>>
<<actions (nome da passagem1) (nome da passagem 2) (nome da passagem 3) ... >>

Parece um pouco complicado na teoria, mas veremos na prática que ficam bem claros os conceitos.

Lembrando que macros, na documentação, encontram-se aqui nesse link.

Uso específico de choice, você encontra aqui.

Já sobre actions, o acesso está nesse link.

 

Uso de Choice para a Feiticeira dos Presentes

Para ilustrar sempre nossas práticas, vamos pensar em uma situação típica de jogo para aplicarmos em nossos projetos.

Pense que durante a história você encontrou uma feiticeira que resolve dar um presente ao viajante. Você precisa escolher entre três caixas: uma com uma espada (1); outra com um arco e flecha (2); outra com um cajado mágico (3). Poderia ser a escolha do primeiro Pokémon. Já pensou? Uma vez que escolheu uma, as outras não podem mais ser escolhidas. Um típico caso para uso de choice.

 

Vamos ter uma visão geral da história:

Tutorial_Twine_Prog_P5_01

Primeiramente, fiz uma passagem inicial para introduzir a feiticeira e a escolha das caixas. Já apliquei ali a escolha (choice). Uma vez que o jogador escolher uma das caixas, ele não conseguirá mais pegar outra. Vai ter que se satisfazer com um dos itens.

Coloquei também um print para exibir a variável $artefato. Assim, você verá o item recebido ao escolher uma das caixas. No início, não aparecerá nada. Afinal, não escolheu nenhuma caixa (variável vazia).

Tutorial_Twine_Prog_P5_02

Depois, coloquei em cada passagem das caixas os itens que serão ganhos com a escolha. Adicionei o link Voltar para que voltemos à passagem da feiticeira para escolha de caixas. Assim, você verá as opções não escolhidas desabilitadas. 😉

Tutorial_Twine_Prog_P5_03

Resultado final. Veja o início da história. Observe o artefato vazio, sem nada:

Tutorial_Twine_Prog_P5_04

Veja agora como fica quando fiz uma escolha. No caso, optei pela Caixa 2. Mas pode ser qualquer uma. Verá que não terá mais o acesso a outras.

Tutorial_Twine_Prog_P5_05

Legal, né? “Bora” ver o uso de action agora.

 

Uso de actions em Ache o Pombo

Temos que procurar um pombo em uma das quatro salas. Vamos ter que vasculhar cada uma delas. Quando já visitamos uma, vamos fazer com que ela desapareça das opções ao voltar. Vou definir a Sala 2 onde o pombo está.

Veja como fica a visão global da história:

Tutorial_Twine_Prog_P5_06

Logo, fiz primeiro a passagem de início com as quatro salas para escolher.

Exibi também o valor da variável $status_pombo. Ela diz quando encontrou o pombo. Inicia sem nada. Logo, não aparecerá nada ali até encontrar a ave.

Tutorial_Twine_Prog_P5_07

Agora, vamos definir cada sala. Perceba que a Sala 2 mudará o valor da variável $status_pombo. Ao voltar à passagem inicial verá as opções sumindo.

Tutorial_Twine_Prog_P5_08

Veja como inicia aqui:

Tutorial_Twine_Prog_P5_09

Agora como fica ao visitar, primeiro, a Sala 1 e 3, depois indo à 2. Percebeu o sumiço das opções 1, 2 e 3? E veja que mudou o status do pombo como capturado.

Tutorial_Twine_Prog_P5_10

Ou seja: mais recursos para você usar em suas histórias ou jogos. Aproveite! 😉

 

 

Vimos nesse tutorial o uso de duas macros para links: choice e actions. Ambas trabalham com várias opções, mas uma desabilita o link das outras, após uma escolha. Já a outra, some com a opção escolhida da lista mantendo os outros links não escolhidos ativos.

No próximo tutorial, vamos conhecer macros utilizadas para entrada de dados. Será bem legal.

Fiquem bem e caprichem em seus games narrativos.

Um abraço!

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

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