O engine Unity3D deixou de ser apenas um motor para ser algo mais parecido com uma plataforma, oferecendo vários serviços. Um deles é o ADS (do inglês Advertisements), que vem a ser mais um entre diversos já conhecidos no mercado como, por exemplo, o Admob do Google.
Uma das vantagens, tecnicamente falando, em usar o Unity ADS é a facilidade em integrá-lo com o seu jogo. Dessa forma, nosso objetivo será mostrar o quão simples é implementar essa funcionalidade nas versões mais recentes do engine (a partir do Unity 5.3).
Vamos à prática
Primeiro é preciso que você acesse o site do Unity ADS e entre com sua conta Unity. Pressuponho que você já tenha uma. Caso não tenha, você terá que se registrar mas, isso é fácil, rápido e grátis.
Após estar logado você terá acesso ao “painel de controle”.
Aqui você pode gerenciar seu jogos para ativar ou não o recurso de ADS, saber qual o seu saldo e solicitar transferências para sua conta.
Ativando o Unity ADS
Agora você pode abrir o projeto do seu jogo no Unity. Destaco que você deve estar logado na sua conta Unity e com conexão a internet. Agora, note que, ao lado da aba inspector, existe a aba services. Quando vamos nessa aba pela primeira vez, temos que ativar os serviços escolhendo a “Organização” que será a mesma que você colocou no seu cadastro.
Então o Services parecerá com algo como essa imagem mostrando alguns dos serviços do Unity.
Clique em OFF na linha do ADS. Você verá uma tela com a confirmação de classificação etária na qual é preciso confirmar que o público do jogo tem mais de 13 anos. Com isso chegaremos a uma tela, como esta abaixo.
Nesse momento, se você voltar ao painel de controle no site verá que seu game já foi vinculado, legal né?
Caso não esteja igual você provavelmente terá que trocar a posição do “switch” no canto direito.
Agora sim, na seção “settings” é possível configurar as plataformas que você vai querer lançar o jogo com ADS. Também é possível habilitar ou não o modo de teste que é ideal para quando estamos desenvolvendo, mas lembre de desabilitá-lo antes da versão para publicação.
E lembram que mencionei o quanto era fácil usar? Pois é! Clicando na seção ao lado de settings, temos “code samples” com dois exemplos de código completamente funcionais, bastando aplicá-los a um C# MonoBehaviour novo ou já existente.
Código Simples:
using UnityEngine;
using UnityEngine.Advertisements;
public class UnityAdsExample : MonoBehaviour
{
public void ShowAd()
{
if (Advertisement.IsReady())
{
Advertisement.Show();
}
}
}
Código Melhorado:
using UnityEngine; using UnityEngine.Advertisements; public class UnityAdsExample : MonoBehaviour { public void ShowRewardedAd() { if (Advertisement.IsReady("rewardedVideoZone")) { var options = new ShowOptions { resultCallback = HandleShowResult }; Advertisement.Show("rewardedVideoZone", options); } } private void HandleShowResult(ShowResult result) { switch (result) { case ShowResult.Finished: Debug.Log("The ad was successfully shown."); // // YOUR CODE TO REWARD THE GAMER // Give coins etc. break; case ShowResult.Skipped: Debug.Log("The ad was skipped before reaching the end."); break; case ShowResult.Failed: Debug.LogError("The ad failed to be shown."); break; } } }
A diferença básica entre as duas formas de código é que a primeira simplesmente exibe o ADS. Já a segunda, manipula o retorno dos eventos do ADS como, por exemplo, se o vídeo foi visto até o final.
Então é isso. Espero ter ajudado e despertado a sua curiosidade para usar este ou outros serviços do Unity.
Ah! Em caso de qualquer dúvida, sugestão e complemento é só participar aqui embaixo nos comentários.
Até a próxima.
2 thoughts on “Tutorial: Unity ADS: Uma abordagem prática”