Tutorial: Unity In-app Purchase – Parte 1

A Unity3D vem mais uma vez facilitar a vida dos programadores de games mobile com um dos seus serviços. E dessa vez com o serviço do Unity In-app Purchase. Assim, em vez de perder muito tempo procurando plugins de terceiros ou reinventando a roda, apenas com poucos passos podemos ter nossa loja pronta para uso.

O Serviço in-app na verdade faz parte do Analytics e ele implementa as funções básicas das principais lojas de aplicativos para dispositivos móveis(Google Play, Apple Store e Windows Store) sendo assim está disponível para os principais sistemas operacionais móveis.

Nesta primeira parte descreverei como configurar o serviço no seu game. Usarei como exemplo a configuração com o Android. Logo, nesta parte ainda não veremos código, pois isso vai ficar para a parte 2.

Unity In-App Purchase: Passo a passo

Primeiro você precisar ter um aplicativo já enviado para o Google Play. Ele pode ser fase Alpha e também uma conta na Google Wallet que servirá para receber seus ganhos.

IAPGoogleImage3

Agora com App upado e a conta de Wallet habilitada, você pode acessar a o menu de Produtos integrados ao app para adicionarmos novos produtos.

IAPGoogleImage5

No painel aberto, temos que escolher o tipo de produto a ser vendido. Pode ser um “produto consumível” ou um “inscrição”. Neste último caso, haverão cobranças com período de intervalos, cobranças recorrentes. Também será requerido o id do produto, pois é muito importante seu uso como chave para integrar com o nosso app, quando estivermos programando. O id é um campo string aberto, mas por padrão usamos pacote.do.projeto.nomeDoItem. Veja o exemplo na imagem:

IAPGoogleImage6

Nessa próxima etapa, temos que preencher os dados de apresentação do item como: título, descrição e o preço, que agora no Brasil já é convertido para reais automaticamente.

IAPGoogleImage7

Você pode repetir os últimos passos para adicionar mais itens.

Se você optou por usar a versão em Alpha, lembre-se de liberar algumas contas de usuários. Isso servirá para poder baixar a versão do Google Play assim que ela tiver sido processada.

A Parte 1 fica por aqui. No próximo artigo, veremos como habilitar a Unity3D para usar o in-app e iremos escrever um script para gerenciar nossas vendas.

Dúvidas e sugestões, ficamos à disposição nos comentários.

Até a próxima.

Allan Douglas

Allan Douglas (Redator) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Estácio de Sá). Atualmente trabalha como Analista Líder na Teccenter no Recife – PE. Também desenvolve soluções WEB, Mobile e Games. É fanboy da SEGA e adora jogos de estratégia digitais ou analógicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *